Com alunos/sem docentes
"Ler é bom, ler é do melhor!", José Luís Peixoto
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o sentido crítico, e amplia a habilidade na escrita.
Escape Room / Enigmas
«É que brincar é talvez aquilo mais estruturante para tudo, porque quando a criança brinca ela está envolvida de uma forma total naquilo que é uma vivência do tempo e do espaço.»
Professor Carlos Neto
Para os alunos do 5º e 6º anos.
Para os alunos do 7º e 8º ano.
Para os alunos do 9º ano.
Encontro às cegas com o livro
Os alunos escolhem o livro não a partir da capa ou da sua sinopse mas pelo o que está escrito/desenhado no embrulho. É uma surpresa / é o prazer de desembrulhar uma «prenda».
Diversos
Foram desenvolvidos alguns recursos para apoiar os alunos nos seus trabalhos/momentos escolares.
Mito é a história contada oralmente e composta de seres fantásticos...
Os deuses sabem tudo e são muito poderosos, pensam os Gregos.
Foi criado um jogo de cartas com base no joga das famílias sobre o tema da mitologia. Os jovens podem, deste modo, de uma forma lúdica ir aprendendo...
Comemoram-se os 50 anos do 25 de abril e há muitos trabalhos a desenvolverem-se em torno desta temática. Os alunos andam à descobrir/aprender sobre esse acontecimento.
Hora do conto: Conta-me um conto
Atividade mensal desenvolvida na biblioteca do Centro Escolar do Búzio para turmas do pré-escolar e 1º ciclo.
Esta atividade é constituída pela narração de uma história dramatizada ou encenada com o apoio de cenários, vídeos, Kamishibai,… e sua compreensão através do diálogo ou de vários recursos (gamificação, ficha de leitura…), bem como a manifestação/criação de ideias e trabalhos suscitados pela história através das artes visuais ou musicais.
“Conta-me um Conto” promove, para além do prazer e o gosto pela leitura, a formação de novos leitores, o desejo de aprender a ler, a despertar a imaginação e a criar, promovendo competências cognitivas e emocionais. A narração de histórias é trabalhada de forma transdisciplinar e aborda diversas áreas do conhecimento.
Ouvir histórias regularmente é uma das melhores experiências sociais onde se refletem emoções, partilham-se opiniões e libertam-se risos e gargalhadas.
Leituras em família
Promover a leitura autónoma e em família, incentivando nas crianças e nos pais o gosto pela leitura e, desenvolver as competências de leitura, melhorando a fluência e a compreensão leitoras são os principais objetivos do projeto “Leituras em Família”.
Pretende-se com este projeto que os encarregados de educação acompanhem os seus educandos na leitura de histórias infantis, bem como os ajudem a refletir e a comentar as leituras efetuadas.
Este projeto engloba o preenchimento do “Diário de Leituras” (Documento pessoal onde os alunos registam as suas impressões, após a leitura de cada livro de forma verbal ou visual. Por cada reflexão ganham um autocolante de uma corujinha e no final um caderno personalizado para escreverem as suas histórias), o concurso “Leitor do Mês” (O “Leitor do Mês” é o aluno que mais livros leu durante o mês; recebe um certificado, um bloco de notas e um lápis personalizado.) e o “Saco a tiracolo” (Saco construído na escola para transportar os livros da escola para casa e de regresso à escola.).
Criar o hábito de ler em família ajuda os alunos no seu desempenho escolar, pois os alunos que leem em casa chegam à escola com mais vocabulário, são mais participativos e mais criativos.